5 Mitos Sobre Dietas





    Muitas pessoas ganham uns quilinhos a mais em um período de pouco controle sobre a alimentação e decidem fazer uma dieta, mas acabam escolhendo um método que muitas vezes não é o correto, não dá resultado e pode se tornar prejudicial à saúde.
    Reunimos, abaixo, alguns dos mitos mais comuns sobre fazer dieta, para que desde já possam evitá-los. 

1. 


Certos alimentos servem para queimar gorduras
Repolho, salsão (ou aipo), toranja, chá verde, pimentas... Esses alimentos e outros supostamente ajudam a queimar ou eliminar gorduras.

    Mas não é bem assim, de acordo com estudos não existe um tipo de comida que tenha propriedades especiais de queimar a gordura em excesso no corpo.


2.


Comer à noite engorda

    A hora em que se consome um alimento não é o que determina o aumento de peso, são as calorias.
Se são consumidas calorias em excesso, mais do que o corpo necessita, ganha-se peso, não importa se for pela manhã, à tarde ou à noite.


3.



Os carboidratos são 'vilões'.

    Esse tipo de alimento – que inclui açúcares, amido e fibra – é componente fundamental de uma dieta saudável.
    Os carboidratos são fontes de energia, especialmente para o bom funcionamento do cérebro e dos músculos, então se você se abster totalmente dos carboidratos isso será prejudicial a sua saúde de algum modo, principalmente para aqueles que fazem atividades físicas mais pesadas.


4.


Tomar muita água ajuda a emagrecer.

    A água é fundamental para o organismo, mas não é por isso que aumentar o seu consumo levará à perda de peso.
    Deve-se sim beber água quando se faz uma dieta, ou melhor sempre, porque isso ajuda a evitar outras bebidas que tenham açúcar, porém o consumo em excesso não contribui para eliminar os quilos a mais. Lembrando também que quantidades superiores a 3 ou 4 litros de água por hora podem aumentar o risco de hiponatremia, que é a queda do nível de sódio sanguíneo, podendo causar convulsões.


5.


Pular refeições torna a dieta mais eficaz.

    Não é verdade, esse é um dos mitos mais comuns que há, e a consequência dessa medida é aumentar a fome, o que, por sua vez, leva a um consumo maior de alimentos na próxima refeição.
O correto é fracionar as suas refeições, preferencialmente de 5 a 6 vezes por dia.
Compartilhe no Google Plus

0 comentários:

Postar um comentário